Foto: 2º BPChq
Dois jovens, de 20 e 28 anos, foram presos por volta das 5h45min desta quinta-feira (29), após uma perseguição policial e troca de tiros com uma guarnição do 2º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar, no Bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria. A ação ocorreu na Rua Apóstolo João, nas proximidades de uma residência que havia sido atingida por disparos de arma.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme a ocorrência, durante patrulhamento, os policiais ouviram diversos disparos e, ao se aproximarem, encontraram um jovem de 23 anos que relatou ter sido alvo de uma tentativa de homicídio por parte dos suspeitos, os quais teriam fugido logo após os disparos.
Aos policiais, a vítima informou que um dos autores vestia roupas escuras e o outro um moletom amarelo com capuz. Com base nessas informações, a equipe iniciou buscas e localizou a dupla com as características informadas em uma praça nas proximidades da Rua Manoel Mallmann Filho.
Ao notarem a presença da viatura, os suspeitos tentaram fugir a pé, dando início a uma perseguição. Durante a fuga, um dos indivíduos — posteriormente identificado como sendo o jovem de 20 anos, vestindo casaco amarelo,efetuou dois disparos contra a viatura. A guarnição respondeu à injusta agressão com disparos, momento em que os suspeitos se jogaram ao chão.
Com eles foram apreendidas uma pistola Taurus G3 calibre 9mm, com numeração raspada; seis cápsulas deflagradas de 9mm; cinco cápsulas intactas do mesmo calibre; um carregador de pistola 9mm; um revólver calibre 38, também com numeração suprimida; e um celular Samsung azul.
Durante as buscas, os policiais localizaram dois estojos deflagrados de 9mm próximos ao local da abordagem, além de quatro estojos semelhantes em frente à residência da vítima. Também foi constatado um dano no retrovisor esquerdo da viatura, causado por um dos disparos efetuados contra a guarnição.
Ambos foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência, sendo autuados em flagrante.
O jovem de 20 anos possui antecedentes por quatro homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de uso restrito e roubo de veículo. Já o suspeito de 28 anos tem passagens por homicídio, porte ilegal de arma, lesão corporal, furto simples e estelionato.